terça-feira, 22 de setembro de 2009

General Exams


Estive muito atarefado neste último mês. Muito foi devido ao fato de que eu estava me preparando para a fase mais difícil e estressante do programa de Ph. D. das universidades americanas: Os temidos General Exams. Mas o que são esses tais General Exams?

No programa de doutorado brasileiro os estudantes passam por três processos de seleção / avaliação. O primeiro é a prova e entrevista para admissão no programa de doutorado, o segundo é o exame de Qualificação no qual o aluno de doutorado defende seu projeto para uma banca com o intuito de reiterar que aquele projeto é legítmo, importante e viável. A última fase do doutorado brasileiro é a defesa da tese que é geralmente feita publicamente e para uma banca de cinco doutores.

No Programa de Doutorado Ph. D. americano são quatro os processos: 1) Seleção / Admissão; 2) Qualificação; 3) General Exams; e 4) Defesa.

No brasil os estudantes geralmente são requeridos a fazer cerca de 8 a 16 créditos em disciplinas antes de se dedicarem ao trabalho de pesquisa propriamente dito. Aqui, em minha estada no Ph. D. eu já fiz 90 créditos em 3 anos. Essa imensa carga de disciplinas faz com que o aluno se intere profundamente nas discussões teóricas e que tenha domínio sobre diversos temas antes de se dedicar à escrita da tese. Depois que eu terminei todos os créditos requeridos para o Ph. D. eu tive que me prestar a uma série de provas que tem o intuito de verifivar se eu tenho total domínio teórioco das linhas de pesquisa mais relevantes à minha área de conentração, no caso Composição Musical e Regência Orquestral. Os General Exams são essas provas.

O formato é o seguinte: Três dias de prova escrita e um dia de prova oral! Absurdo de difícil! Nos dois primeiros dias as provas me questionaram sobre composição e literatura musical. Uma das questões foi: Discorra sobre a história do Quarteto de Cordas enquanto gênero musical desde sua origem até o presente. Para essa questão eu escrevi mais de vinte páginas e ainda fiquei pensando em escrever mais, mas tinha outras questões para responder. No último dia de prova escrita tive que responder sobre a história da regência orquestral e discorrer sobre os principais maestros do século XIX e XX.

A prova oral é muito interessante, pois é o aluno sendo arguido por uma banca de cinco Ph. D's sobre qualquer coisa relacionada ao conhecimento musical. Qualquer coisa. É um pouco assustador, mas foi muito bom o processo. Respondi a tudo e fui aprovado.

Agora tenho que me dedicar totalmente à pesquisa e concepção da minha tese. Despois dela terminada o que será que me espera?

Um comentário:

  1. Caro Ronaldo, 90 créditos???? Fico imaginando, se um doutorado em história (pelo menos no Brasil, França e outros países) tivesse 90 créditos. O Doutorado, a meu ver deve ter caráter de pesquisa. Se eu tivesse que fazer 90 créditos iria me tornar um doutor em história sem ter visitado um arquivo, pois viveria numa sala de aula. Pelo menos em História aí deve ser diferente, não?

    ResponderExcluir