quarta-feira, 10 de junho de 2009

Louisiana Sinfonietta


A Louisiana Sinfonietta é uma orquestra de câmara profissional que atua em Baton Rouge. Ela é regida e dirigida pelo meu professor de composição, grego (quem conhece algum grego vai entender o porque da distinção), Dinos Constantinides. Desde minha chegada à Baton Rouge a Louisiana Sinfonietta me deu muitas e muitas oportunidades para me apresentar como violonista, tanto em recitais solo, recitais de câmara, também como solista frente a orquestra, o que é algo que eu jamais havia sonhado possível quando eu vivia no Brasil.

Desde minha chegada aqui eu já toquei três concertos diferentes para violão e orquestra com a Lousiana Sinfonietta. Todos eles foram gravados e com alguma frequência tocam no rádio aqui em Baton Rouge. Eu também toquei e gravei com a orquestra uma peça para violão, orquestra e narrador composta pelo Dinos. Essa peça foi lançada em CD aqui nos Estados Unidos e foi minha primeira gravação internacional lançada em CD comercial.

A Louisiana Sinfonieta é uma orquestra pequena, mas ela tem algo que sempre chamou minha atenção: Essa orquestra opera de modo muito diferente das demais orquestras que eu conheço. A começar pelo repertório. Aqui nos Estados Unidos o reperório que é tocado pelas orquestras geralmente vai das últimas sinfonias de Beethoven, mais a terceira - Eroica, até Mahler, incluindo algumas peças pós-românticas, como o concerto para violino de Sibelius. Em outras palavras, classicismo tardio até pós-romantismo. Já a Louisiana Sinfonietta toca muito repertório dos períodos barroco e clássico, as primeiras sinfonias de Beethoven, com exceção da Eroica, e daí pula-se para o repertório da música do século XX e música contemporânea.

Adorno diz no seu famoso artigo "O fetichismo na música e a regreção da audição" que é possível fazer boa música com um mal piano. De modo análogo é possível apresentar um concerto para instrumento solista e orquestra sem que se tenha um solista famoso. Isso é o que eu vejo acontecer com muita frequência nos concertos da Sinfonietta: Vários concertos barrocos, clássicos e contemporâneos tocados por solistas locais, professores da Louisiana State University (e nesse grupo eu estou incluído). A outra orquestra da cidade, a Baton Rouge Symphony Orquestra, teve como solista até mesmo o célebre e famosíssimo violinista Itzhak Perlman, tocando seu valiosíssimo Stradivárius (O que Adorno não diria disso?). Eu vejo que a Louisiana Sinfonietta tem um pé no chão da realidade e o resultado é excelente.

Uma outra coisa que eu acho fantástica é o fato da Sinfonietta se apresentar não apenas em salas de concerto convencionais. Sim, há anualmete uma temporada anual com cinco a sete concertos em salas de concerto da cidade, mas além disso a orquestra toca temporadas de concerto, especialmente durante o verão norte americano, em bibliotecas da cidade e de cidades vizinhas e também em escolas. Uma vez por ano Dinos Constantinides compõe uma peça que é uma história infantil para narrador e orquestra e leva a Sinfonietta para tocar em bibliotecas e escolas. Nessa época geralmente a orquestra apresenta cerca de doze vezes em duas semanas. Isso significa que às vezes a orquestra toca duas vezes no memso dia.

Desde que comecei a tocar com a Sinfonietta eu faço parte do grupo de músicos seletos que vai tocar nos concertos de bibliotecas e escolas. Essa semana eu toquei duas vezes na segunda, duas vezes na terça, duas vezes hoje, vou tocar duas vezes amanha e só na sexta eu irei tocar uma única vez. É pesado, trabalhoso, mas é muito gratificante e prazeroso fazer parte desse projeto e claro, é muito bom tocar repetidas vezes um concerto para violão e orquestra. Nessa temporada eu estou tocando com a Sinfonietta o concerto em lá maior para violão e orquestra de Ferdinando Carulli.

No dia 13 de dezembro vou estreiar uma peça minha para violão e orquestra com a Sinfonietta. A peça é uma Serenata para violão e cordas, e essa peça faz parte de um concerto para violão e orquestra que eu estou escrevendo como minha tese de doutorado em composição. O Dinos é uma pessoa que pode ser bem difícil de lidar às vezes, mas com tudo isso eu tenho que dizer que nunca ninguém me deu tantas oportunidades.

Com base em todas essas coisas o trabalho escrito de minha tese de doutorado será sobre a Louisiana Sinfonietta.

Site da Louisiana Sinfonietta

Um comentário:

  1. uma das primeiras saídas aqui em Baton Rouge, comecinho de Janeiro, foi pra assistir um concerto da Sinfonietta. Ronaldo estava lá solando, tinhamos acabado de conhece-lo. Foi um ocncerto bem legal, vi no palco pessoas que agora, depois do semestre acabado, são grandes amizades que vão sendo construidas, Ronaldo incluído.
    Mais tarde, em Abril, Ronaldo convidou a mim e a Amanda(minha mulher, pianista, eu sou cellista), pra dividir um recital de uma série promovida pela SInfonietta de recitais de câmara e solo.
    tocamos uma sonata pra cello e violão de Cadeu, e um arranjo dele pra piano e cello acompanhando um concerto de violão.
    foi um sucesso e um grande prazer!!
    inclusive o Dinosinho amoroso(o tal prof. grego) adorou. Pelo que dá pra ver aqui, ele adora o diabinho brasileiro mesmo do alto de sua rabugice grega.
    queria mesmo era ver o Ronaldo entuchando uma caipirinha no véio, quem sabe um dia...!!!!

    a estréia será um sucesso no fim do ano, eu estarei lá, quem sabe tocando na orquestra.

    abraço

    ResponderExcluir