domingo, 7 de junho de 2009

Mais um começo


Faz um tempo que moro nos Estados Unidos. Quase três anos. Estou terminando o meu Ph. D. em composição musical e regência orquestral. Sou brasileiro, mineiro, introspectivo, aberto (paradoxal) e tenho me transformado extremamente. Acho que me dobro para poder superar meus fantasmas e caminhar sempre, sem me queixar das coisas que não dependem de mim e também sem me sentir contente demais com as coisas que já conquistei.

Além de compositor sou violonista. Talvez poderia inverter e dizer que além de violonista sou compositor, mas isso eu mesmo não consigo dizer com certeza. A questão é que toco violão muito bem, na verdade uma das coisas centrais na minha vida é tocar violão. Na segunda, dia 8 de junho começo a dar aulas no Summer Semester, na Louisiana State University. Essa é a segunda maior universidade do sul dos Estados Unidos, e essa é a segunda vez que leciono esse curso aqui. Fui o primeiro professor de violão cássico nessa universidade, e isso conta muito para mim. Na semana que vem tocarei muitas e muitas vezes com a Louisiana Sinfonietta. Essa é uma orquesra local que é regida e dirigida pelo meu professor de composição, o Dr. Dinos Constantinides. Grego, turrão, difícil, 80 anos e com muita saúde. Ele é realmente difícil mas tem um coração enorme. Gosto muito dele.

Em janeiro eu devo estar de volta ao Brasil, mas eu mesmo não tenho certeza disso. Na verdade há tantas e tantas incertezas na vida que eu não me atrevo a dizer que estarei com certeza no Brasil. Muito pode acontecer. Algo que me dá muita felicidade e esperança é a chegada de minha namorada Ana. Ela vem me visitar aqui em Baton Rouge. Em pouco mas de um mês ela estará aqui.

Baton Rouge. Será que vc sabe onde fica essa cidade? E se eu falar New Orleans? New Orleans eu tenho certeza que vc já ouviu falar. Baton Rouge é a capital do Estado da Louisiana, e não New Orleans. Eu moro há cerca de 100 KM de New Orleans. Gostaria de poder ir lá com mais frequência, mas a carga de trabalho do Ph. D. mais o trabalho de dar aulas é grande, e quando eu tenho tempo eu às vezes prefiro ficar em casa lendo, ou assistindo filmes, mesmo que sejam ruims.

Hoje eu fiquei aqui me divertindo lendo um livro sobre física quântica. Parece loucura, mas eu me divirto muito estudando essas coisas. Estou super interessando na String Theory. Estou estudando para entender melhor o que essa teoria fala. Estou lendo três livros sobre o assunto no momento: The Elegant Universe: Superstrings, hidden dimensions, and the quest for the ultimate theory; esse livro é do Brian Greene. Outro que eu comecei a ler a introdução, mas resolvi deixar para depois do que citei primeiro é o The Trouble with Physics: The Rise of String Theory, the Fall of a Science, and What Comes Next. Esse livro é do Lee Smolin e é uma crítica à Superstring Theory, por isso estou lendo o livro que apresenta a Superstring Theory primeiro. Um outro livro que comprei essa semana e que estou lendo é o Physics of the Impossible do Michio Kaku. Esse é um livro mais pop, mas memso assim como introdução é interessante.

Estou ansioso para falar das milhões de coisas que quero falar mas primeiro tenho que publicar isso.

Interessante que hoje falando com minha querida amiga antropóloga Luciana França ela me falou "porque vc não escreve um blog? Seria legal para que as pessoas aqui pudessem saber o que vc tem feito por aí." Eu sempre relutei em escrever um blog, mas acho que vou acabar amando. Tenho muito o que dizer, e acho que isso vai me ajudar a me manter em contato com as pessoas no Brasil.

Agora vou formatar meu Blog.

2 comentários:

  1. legal! gostei de voce ter um blog e vou sempre dar uma olhada. Olha, eu sou uma das pessoas que acabou de chegar, em contraste com as que vão que voce mencionou no ultimo post. Uma das boas coisas da minha chegada foi ter conhecido esse violonista-compositor, compositor-violinista.
    tambem soou bastante adepto da string theory, ja que sou cellista. Acho mesmo que as strings são o fundamental dos fenomenos do universo, principalmente a La-Re-Sol e Do.

    No mais, Brazilian Devil's blog: Ahoy!!!
    abração

    ResponderExcluir
  2. Acho que os teóricos da música deveriam vir logo com uma "Woodwind Theory" ou mesmo uma "Brass Choir Theory" eu gosto de la-re-sol-do, mas bom mesmo é Mi-Si-Sol-Re-La-Mi!

    Sua chegada abriu muitas perspectivas. Um abraço!

    ResponderExcluir