domingo, 14 de junho de 2009

O semestre começa amanhã


No sistema educacional americano o ano letivo começa na terceira semana de agosto, (em geral por volta do dia 23) e termina no início de maio do ano seguinte. O "semestre" que vai de agosto até início de desembro eles chamam aqui de "Fall Semester" por que o outono é a estação do ano na qual a maior parte do semestre acontece. O "semestre" que começa em meados de janeiro, por volta do dia 15, eles chamam de "Spring Semester" pelo fato da primavera ser a estação do ano na qual a maior parte do semestre acontece. Depois disso os alunos entram de férias e só voltam em agosto.

Entre esses dois semestrer existe um "semestre" (sempre escrevo entre aspas pois nenhum desses períodos tem de fato seis meses, mas mesmo assim são aqui chamados semestres) intensivo de dois meses que acontece no verão e que é chamado de "Summer Semester." Eu geralmente dou aulas no Summer. Nesse Summer, além das aulas de violão que estou dando na Louisiana State University eu também estou cursando Composição, Tese, e História da Música no Romantismo.

Minhas aulas de composição começam amanhã e nesse semestre vou compor uma Serenata para Violão e Orquestra de Cordas que será estreiada pela Louisiana Sinfonieta em 13 de dezembro deste ano. Estou animado, pois vai ser mais uma vez que irei me apresentar como solista frente a orquestra aqui, e será a primeira vez que estarei tocando uma peça minha para violão e orquestra.

Uma boa notícia que recebi hoje foi a confirmação de que irei tocar o Concierto de Aranjuez com um novo grupo orquestral da Louisiana State University. O nome do grupo é LSU Chamber Music Society. Esse grupo é regido pelo violinista e maestro Raul Gomez, meu grande amigo aqui, e um dos melhores violinistas que eu já vi na minha vida. Raul é o violinista na foto tocando comigo. Esse vai ser o primeiro concerto do LSU Chamber Music Society. (LSU é a abreviação de Louisiana State University. Os americanos se comunicam usando siglas o tempo todo, não gostam de "perder tempo" falando um nome grande que todo mundo aqui conhece). Agora vou me dedicar a estudar esse concerto para tocá-lo mais uma vez. A primeira vez que o toquei foi em 2000 com a Orquestra Sinfônica da UFMG sob a regência do maestro Sílvio Viégas. Luciana fez as fotos, tem uma super bonita, que infelizmente não tenho como postar pois está no Brasil.

Esses últimos dias estive estudando a Chaconne da partita no. 2 em ré menor de Bach. Toquei essa peça várias vezes, mas eu senti que eu era muito jovem para tocá-la bem de fato. Agora estou voltando a estudá-la e quero dar um recital onde vou tocá-la como última peça do repertório.

Acho que isso tudo que eu disse acima trata muito de uma reaproximação minha em direção ao violão. Tenho tocado muito aqui. Sempre toco muito bem, mas nunca dei meu máximo. Na verdade falta tempo para isso. Mas para tocar o Concierto de Aranjuez não tem como ser "mais ou menos." O Concierto de Aranjuez é o concerto mais difícil para violão e orquestra de que tenho notícia, e a Chaconne, junto com a Sonata para Violão do Ginastera (que eu não toco) é sem dúvida uma das peças mais difíceis e mais cultuadas do repertório do violão. Encarar essas peças significa dedicar várias horas de estudo do instrumento diariamente.

Agora vou voltar à minha composição.

P.S. Estou pensando sobre uma outra postagem que devo fazer em breve, algo que é bem difícil de verbalizar, mas que sempre volta a me visitar os pensamentos. Cheguei a falar sobre isso com algumas pessoas. Ainda não consegui achar as palavras, mas eu as estou procurando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário